.::Frieza Espiritual::.

Por Patrick Julieno Guimarães
Uma das coisas que tem afastado os jovens dos caminhos do Senhor é a frieza espiritual. Já vi muitos amigos meus nessa situação, mas também já passei por isso.
Sintomas: Falta de vontade de ir à Igreja, de louvar, de orar, de ler a Bíblia, falta de compromisso e de interesse pelo serviço cristão, desânimo, aborrecimento com os irmãos, desgosto pela comunhão, abuso de tudo e de todos na Igreja, vulnerabilidade excessiva para o mundo e para ser engodado com seitas e heresias, aversão pela repreensão, busca constante por coisas novas e atraentes, crítica excessiva aos líderes e métodos em vigor na Igreja, etc.

Muitos crentes já são tão velhos na fé, mas têm um proceder cristão como de novos convertidos. Não dão bom testemunho, não estudam a Palavra de Deus ou nem sequer freqüentam os cultos. É o que podemos chamar de crente SSS (Salvo, Sentado e Satisfeito, sempre escutando aquele velho sermão do qual nada mais se lhe aproveita), ou crente PICOLÉ (tão frio espiritualmente, que a única coisa que consegue esquentar é o banco da igreja). São idosos no tempo de caminhada cristã, mas crianças no entendimento da Palavra e na vida espiritual.

“Sendo, pois, o rei Davi já velho e entrado em dias, cobriram-no de vestes, porém não se aquecia”. I Rs. 1.1 Davi não se aquecia. Hoje em dia, vivemos num mundo agitado e conturbado; Vivemos dias antagônicos em que enquanto Deus tem operado tantas maravilhas, muitos estão se esfriando na fé e no espírito.(Mt.24). A pessoa fria na fé se torna insensível. Ela não se move com uma mensagem poderosa, não sente mais a alegria da salvação, não tem prazer ao entrar na casa de Deus e comungar com os irmãos. Seu coração é como uma pedra de gelo. Esta frieza provada por muitos tem várias razões, algumas das quais passo a expor:

1- FALTA DE CONVERSÃO. Se a pessoa não teve um verdadeiro encontro com Jesus, se sua vida não mudou (conversão é mudança de vida, de natureza, de caminho), se ela não se arrependeu dos seus pecados, então podemos compreender suas atitudes contrárias à Palavra de Deus.

2- VELHICE. Davi que era tão fervoroso, valente e vigoroso, agora não conseguia se aquecer, por ser velho. Jesus disse que para herdarmos o Reino devemos ser como uma criança. A criança tem certa curiosidade natural e quem já teve filhos lembra-se da fase dos “porquês”, não é verdade? A criança sempre aprende, pensa, quer crescer e entender, exatamente o oposto dos velhos na fé, que acham que já sabem tudo, já fizeram muito, já leram toda a Bíblia, já entendem os pastores e já viram de tudo na igreja. Os idosos na fé se tornam frios e insensíveis. Dizem que a consciência é como um triângulo que quando é ativado, roda e causa atrito com a superfície, mas que quando passado algum tempo e sendo forçado, acaba quebrando suas aresta e rodando facilmente. Ou seja, a consciência já não dói nem pesa e tudo se torna “normal”.

3- VESTIMENTA ERRADA. Por Davi não conseguir se aquecer deram-lhe roupas e por fim uma bela e jovem mulher. Porém, velho como estava, nem assim sem aquecia. Adão, depois que pecou, fez para si aventais com folhas de figueira para tampar sua nudez e vergonha. Quando Deus lhe procurou ele se escondeu de vergonha. Esta só desapareceu quando Deus, num ato que tipificou a morte de Jesus, o cordeiro de Deus, e seu sangue derramado em sacrifício, matou um animal, o sacrificou e com sua pele lhe fez túnicas. Muitos cristãos têm vestido a vestimenta errada, pois ao invés de encararem a Deus e pedirem socorro, misericórdia e ajuda reconhecendo seus erros se escondem no trabalho (trabalham dia e noite sem cessar para não pensar na vida e não tem tempo a sós com Deus), nos estudos (idem), assumem compromissos como viagens, festas, passeios, visitas, encontros, eventos, o que acaba tirando o tempo que seria para orar e ler a Bíblia. Algumas mulheres enfrentam frieza quando nascem seus filhos, os quais requerem 24 horas de atenção e não só por falta de tempo, mas por esgotamento e cansaço acabam sem comunhão com Deus e com o coração endurecido. Quantos têm trocado de Igreja (veste errada) para fugir de uma situação.

Quando Deus manda e prepara, tudo bem. Mas se é uma fuga, se você está frio, na carne e caído, a culpa não é da Igreja e nem do Pastor. Aí mesmo você pode mudar esta situação, buscar a Deus, se consagrar e tudo será diferente.

Se compararmos a nossa vida espiritual a uma engrenagem, então, a paixão por Deus será o óleo para essa engrenagem. Uma engrenagem sem óleo funciona mal, faz um barulho irritante e até arrebenta-se. Não podes ter uma vida espiritual bem sucedida sem teres uma forte PAIXÃO pelo teu amado Salvador. Servir a Deus não pode ser um fardo, tens que aprender a renovar o “óleo” da tua vida espiritual.

Por diversos motivos, muitas pessoas estão a perder o hábito de viver na presença de Deus, buscando-o com um coração intenso. Para alguns, orar e ler a Bíblia resume-se agora a uma actividade de Domingo na igreja.

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4).

JOVEM, BUSQUE A DEUS COM TODA INTENSIDADE, AÍ VOCÊ VERÁ DEUS FACE A FACE…

Se você é salvo e vai bem espiritualmente, tome esta repreensão como advertência para que um dia você não chegue a este estágio. “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” I Coríntios 10:12

Se você não é salvo, espero que este recado também sirva para conduzir-te à salvação.


No amor de Cristo…

PATRICK JULIENO GUIMARAES

2 comentários:

Renata Alvim disse...

É realmente duro sentir essa frieza espiritual, as vezes acontece de nos pedirem oração e não estarmos bem. Destaco por isso a importancia do nosso Devocional diário com Deus. Pois somos vistos como referencial pelas pessoas que nos rodeiam, muitos esperam coisas de nos. A minha dica para superar isso é pedir ao Espirito Santo força para superar essa fase e sede das coisas de Deus. Alem de nos comprometermos com Deus de maneira que nada impeça o nosso contato com Ele todos os dias.

Unknown disse...

eu tenho 14 anos nasci no evangelho e sou batizada
me sinto muito fria ,mas, eu tenho a certeza de que deus vai me abençoar
eu sinto que eu cheguei nesta frieza por tentar ajudar os outros e de certa forma acabei me envolvendo com estas pessoas desagradando a Deus

mas eu não desisto de lutar pois eu ouço uma voz contigo sempre ei de caminhar ate o fim
ate o fim sempre resistindo ao mal se entregar jamais